O setor portuário brasileiro
Composto por 37 portos organizados, entre marítimos e fluviais, e 131 terminais de uso privado (TUPs), o sistema portuário brasileiro movimentou mais de 1 bilhão de toneladas em 2015. Isso representou um incremento de 4% em relação ao ano anterior, conforme a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O setor é responsável por mais de 90% das exportações do país.

A cada ano, os terminais privados estão ocupando maior espaço na movimentação de cargas. Em 2015, passaram 656 milhões de toneladas pelos TUPs, um crescimento de 5,9% em relação a 2014. Outros 351 milhões de toneladas foram escoados a partir dos portos públicos, o que representou um avanço de 0,7%. Atualmente, os terminais privados respondem por aproximadamente 65% do volume
exportado e importado pelo sistema portuário nacional.
Conforme a Antaq, apesar da performance da economia brasileira no ano, a atividade portuária se beneficiou do crescimento da movimentação de commodities, como os minérios, com expansão de 5,2% frente a 2014; os produtos siderúrgicos (17,3%) e a safra agrícola recorde (7,7%).