Mensagem da Diretoria-superintendência
A superação de desafios marcou a trajetória da Portonave em 2015, ano de forte desaceleração econômica no Brasil, que afetou o setor produtivo e impactou a corrente de comércio internacional. Apesar de um primeiro semestre difícil, com queda acentuada de movimentação, nossas vantagens competitivas — como a qualidade dos serviços e a infraestrutura oferecida pelo Terminal — permitiram à Companhia reverter o cenário desfavorável e chegar ao final do ano confirmando a posição, mantida desde 2010, de líder na movimentação de carga conteinerizada em Santa Catarina, com 44,1% de participação de mercado no estado.
Ao todo, em 2015, foram movimentados 679.789 TEUs, uma queda de 2,8% em relação ao ano anterior. Como resultado, a Receita Operacional Bruta da Companhia atingiu R$ 435,0 milhões e o lucro-base para distribuição de dividendos alcançou R$ 107,3 milhões no ano.
Concluída em agosto de 2015, a obra de expansão do Terminal ampliou a retroárea, dobrando nossa capacidade estática, de 15 mil para 30 mil TEUs. Assim, a Portonave passou a ter 400 mil metros quadrados de área total. É um diferencial importante, que, aliado à excelência dos serviços e a condições comerciais competitivas, atraiu novos parceiros comerciais. No segundo semestre, seis novas linhas marítimas passaram a operar no Terminal, levando a um salto de 30% na média de movimentação quando comparado aos primeiros seis meses do ano.
A excelência dos serviços envolve uma série de fatores, entre os quais estão profissionais qualificados, equipamentos eficientes e sistemas de gestão adequados. Tudo isso conduziu a Portonave à alta produtividade em 2015, de modo que o número de movimentos por hora (mph) em operação de navios atingiu a média anual de 103,4 mph.
Temos total consciência de que os indicadores de produtividade estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de nossos colaboradores. Após um ciclo intenso de treinamentos operacionais, realizados em anos anteriores, dedicamos 2015 ao aperfeiçoamento de nossos programas voltados ao desenvolvimento de carreira e à qualidade de vida de nossos profissionais. A Portonave foi eleita, pela segunda vez consecutiva, como uma das melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina, conforme pesquisa do Instituto Great Place to Work (GPTW).
O ano marcou também o início das atividades do Instituto Portonave de Responsabilidade Social, entidade sem fins lucrativos criada para reforçar o apoio e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à promoção da cultura, do esporte, da educação e do respeito ao meio ambiente. O Instituto assume, assim, a função de se manter atento às demandas da comunidade, a fim de identificar oportunidades de investimento que contribuam para o desenvolvimento local sustentável.
Em 2015, várias ações reforçaram nosso compromisso com a sustentabilidade, especialmente na área ambiental. Internamente, demos início à eletrificação de nossos transtêineres, equipamentos utilizados na movimentação de cargas na retroárea e que eram movidos a diesel. Ao substituirmos totalmente o combustível fóssil por eletricidade, o que deve acontecer em 2016, reduziremos de forma significativa as emissões atmosféricas decorrentes de nossas atividades, ajudando no combate às mudanças climáticas.
Em âmbito externo, o projeto Nossa Praia foi executado ao longo de 2015, de modo que a comunidade já pode perceber a recuperação da orla de Navegantes. Os benefícios do projeto foram reconhecidos por duas importantes premiações conquistadas pela Portonave em 2015: o prêmio Fritz Muller, concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), e o Prêmio Expressão de Ecologia, da Editora Expressão.
Outros reconhecimentos, como o Prêmio Empresa Cidadã, promovido pela ADVB, pela realização do Projeto Onda, a Certificação de Responsabilidade Social concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a menção honrosa recebida na categoria Operador Portuário do Ano, da premiação internacional Lloyds List Award Global, demonstram que estamos no caminho certo. Motivados por todas as conquistas de 2015, trabalhamos para consolidar um novo ciclo de crescimento sustentável nos próximos anos, confiantes na estratégia dos acionistas, no potencial de nossos colaboradores e no apoio que sempre recebemos da comunidade de Navegantes e região.
Osmari de Castilho Ribas
Diretor-superintendente Administrativo
Renê Duarte e Silva Júnior
Diretor-superintendente Operacional
Felippe Basílio Ferreira
Diretor-superintendente Técnico