Ética e integridade
Um dos valores fundamentais da Portonave, a integridade se reflete na conduta ética dos negócios, postura reforçada ao longo de 2015. Dando continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior, a Companhia concluiu o ciclo de adaptação à Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/13), que entrou em vigor no Brasil em 2014.
De caráter preventivo, os processos de adaptação desenvolvidos pela Portonave incluíram a realização de treinamentos de gestores e colaboradores sobre o tema, a adequação de contratos com fornecedores de produtos e serviços e a revisão do Código de Conduta da Companhia. Lançada em 2015, a nova versão do Código apresenta diretrizes para orientar o comportamento dos públicos com os quais a Portonave se relaciona, a fim de minimizar conflitos éticos, ações ou omissões que possam contrariar os objetivos corporativos.

Em complemento, foi implantado o Comitê de Ética da Portonave, entidade responsável pela gestão da conduta ética na Companhia. O Comitê é formado por cinco colaboradores da Portonave, todos indicados pelo Conselho de Administração, incluindo um
representante da Diretoria-superintendência. Entre as atribuições dos membros estão a apuração e o tratamento das denúncias encaminhadas ao Canal de Ética, também lançado em 2015.

CANAL DE ÉTICA
O Canal de Ética da Portonave é oferecido a colaboradores, clientes, fornecedores e terceiros que queiram formalizar uma reclamação ou denúncia sobre conduta ética, de forma segura e responsável. Por meio do Canal, que pode ser acessado via site da Companhia, e-mail (etica@portonave.com.br) ou telefone (0800 702 2312), podem ser reportados casos de assédio moral e sexual, conflito de interesses, suspeitas de fraude e desvios de mercadorias, entre outras questões previstas no Código de Conduta.
As manifestações, anônimas ou não, são registradas por uma empresa independente, que garante o sigilo das
informações. Após o recebimento, a denúncia é analisada pelo Comitê de Ética da Portonave, responsável pela investigação e pelos encaminhamentos cabíveis a cada caso, garantindo a confidencialidade do assunto.
Até 31 de dezembro de 2015, o Canal de Ética não havia recebido denúncias.
As manifestações formalizadas pelo Canal de Ética são registradas por uma empresa independente, que garante o sigilo das informações.